Trilha acessível para cegos é grande novidade no Rio Grande do Sul

Arambaré de mãos dadas com a acessibilidade

0
1921
Trilha dos Piquetes. Foto: Renan Valle Netto

Dia 10 de Dezembro tive a oportunidade de conhecer um projeto realmente relevante para o nosso Rio Grande do Sul, a trilha dos Piquetes, acessível para cegos e portadores de deficiências visuais.

Em uma atitude surpreendente, que uniu forças da Prefeitura de Arambaré, na pessoa de Joselena Scherer, do SEBRAE com a gestora de projetos Jussara Argu, além da consultora  e grande idealizadora do projeto Regina Cardona, que viu em Arambaré, uma cidade totalmente acessível, toda plana e apta para a criação de uma trilha ecológica acessível, onde o turista vivencia experiências únicas de contato com a natureza.

A trilha foi totalmente desenvolvida visando a segurança total, mas por contrapartida, totalmente liberada para o toque, para a sensibilidade através das mãos. Várias placas em Braille espalhavam-se pela trilha. Foi emocionante ver as pessoas que não podiam enxergar, conseguindo sentir as folhas, as plantas, a areia, os espinhos, musgos, tudo era novo para eles que vivenciaram certamente muitos momentos de pura felicidade.

Esta é a terceira trilha deste tipo no Brasil.

Abaixo confira entrevistas exclusivas feitas para o Portal Mapa Mundi com os envolvidos na coordenação desse Projeto.

por Renan Valle para Mapa Mundi Web

 

Booking.com

Deixe uma resposta