Quem é o fotógrafo apontado como autor da já icônica foto de Beyoncé grávida

Nascido na Etiópia e criado no Bronx, nos EUA, Awol Erizku valoriza a temática negra e não economiza nos elementos kitsch

0
358
FOTO É A QUE RECEBEU MAIS CURTIDAS NA HISTÓRIA DO INSTAGRAM

Awol Erizku é um artista de 29 anos. Nascido na Etiópia, mas criado no Bronx, em Nova York , nos EUA, ele concentra a maior parte de seu trabalho na fotografia — mas se apresenta como um artista multimídia.

Em diferentes plataformas, Erizku explora a mesma estética kitsch, cheia de cores, com referências artísticas e, usualmente, tem um elemento como ponto central: uma pessoa negra.

Erizku é apontado como o responsável pela já icônica foto que anunciou a gravidez de gêmeos da cantora Beyoncé. A imagem, postada pela artista na quarta-feira (1), tornou-se em um dia a foto mais curtida da história do Instagram. Em 23 horas, foram 8,3 milhões de likes.

O ensaio é expandido no site da cantora. Com os dizeres “eu tenho três corações”, mais fotos exploram o universo da gravidez e da maternidade. Há imagens da gravidez atual e também da sua primeira filha, Blue Ivy, nascida em 2011, e da mãe de Beyoncé, grávida dela. Há fotos de família, da cantora com o marido, Jay-Z, e outras versões da foto usada para anunciar a gravidez atual.

Não há divulgação do nome do fotógrafo. Mas o site “Art News”, tradicional na cobertura do mercado de arte, diz que Awol Erizku é o responsável pelo ensaio.

O site sustenta a afirmação com base em uma declaração de uma fonte da galeria Nina Johnson, em Miami, nos EUA, onde o artista expôs recentemente. Segundo o site, o artista confirmou a autoria por mensagem de texto — mas não comentou o assunto para outros veículos.

A associação, no entanto, faz sentido. Seu trabalho tem elementos que se assemelham à estética das fotos divulgadas por Beyoncé. E a temática também é próxima: a cultura negra e a luta contra o racismo são temas recorrentes nas aparições públicas e posicionamentos da cantora.

Além disso, segundo a revista “Vanity Fair”, em uma das fotos do ensaio, Beyoncé está em cima de um carro que faz parte do acervo do fotógrafo:

Como fotógrafo, a maior parte do trabalho de Erizku é concentrada na representação de pessoas negras. Ele valoriza a moda e a cultura negra autêntica do Bronx, com unhas postiças e roupas com strass.

O artista também faz trabalhos para a revista “The New Yorker”, como este retrato da produtora e atriz Viola Davis:

Além de ensaios (como este, em que investigou as barbearias negras dos EUA), ele ficou conhecido por recriar clássicos da pintura com imagens de negros. Veja alguns dos trabalhos do fotógrafo:

FOTO: AWOL ERIZKU/HUFFPOST

‘MOÇA COM BRINCO DE BAMBU’, VERSÃO DE ERIZKU PARA ‘MOÇA COM BRINCO DE PÉROLA’, DO PINTOR HOLANDÊS JOHANNES VERMEER

FOTO: AWOL ERIZKU/HUFFPOST

‘MOÇA COM O BLACKBERRY’, FOTO DE 2011

FOTO: AWOL ERIZKU/REPRODUÇÃO

FOTO DE 2013

Booking.com

Deixe uma resposta