PROCURA BRASILEIRA DA HOTELARIA PORTUGUESA CONFIRMA RECUPERAÇÃO COM ‘SALTO’ DE 19,4% EM AGOSTO

0
324

O mercado brasileiro confirmou em Agosto que ‘outros ventos já sopram’ no que respeita à sua procura do destino Portugal, ao registar nesse mês um aumento das dormidas na hotelaria portuguesa em 19,4%, como já não acontecia desde Fevereiro de 2015.

Os dados publicados hoje pelo INE português indicam que a hotelaria portuguesa somou em Agosto 127.349 dormidas de residentes no Brasil, com um aumento de 20.722 relativamente ao mês homólogo de 2015 que quase lhe permitiu passar de queda a aumento no acumulado deste ano (de -4,8% no fim de Julho para -1,2% no fim de Agosto).

Dados coligidos pelo PressTUR permitem verificar que o primeiro sinal de mudança da tendência de crescimento do mercado brasileiro na hotelaria portuguesa deu-se no início do ano passado com as quebras das dormidas em 17% em Março e em 20,5% em Abril, num contraste abrupto com a tendência dos primeiros dois meses desse ano (+15,4% em Janeiro e +54,2% em Fevereiro).

Os meses seguintes, com subidas das dormidas (+0,2% em Maio, +14,9% em Junho e +17% em Julho) deixaram a ideia de que afinal Março e Abril não tinham passado de um ‘solavanco’, ideia que se desfez a partir de Agosto, em que se inicia uma série seis meses consecutivos de quedas a dois dígitos das suas dormidas na hotelaria portuguesa.

Com Fevereiro deste ano, iniciou-se outro ‘ciclo’, incaracterísticos pelos padrões do mercado brasileiro, de ‘mornas’ descidas até que em Junho houve um ‘morno’ aumento em 2,6% e em Julho houve praticamente estagnação (+0,5%).

É neste quadro que a subida em 19,4% das dormidas de brasileiros na hotelaria portuguesa é um dos destaques do mês de Agosto, tanto mais quando se tratou de um aumento que inclusivamente permitiu que se tenha atingiu um novo máximo do mês, acima do anterior, de 2014, em 5,8% ou cerca de sete mil pernoitas.

Esta evolução na hotelaria portuguesa, por outro lado, vem reforçar as indicações de uma reanimação do outgoing brasileiro, de que o sinal mais forte dado pela CVC quando já este mês divulgou a evolução das suas reservas (para ler mais clique: CVC mostra forte recuperação da venda de viagens internacionais no Brasil).

fonte: Presstur

Booking.com

Deixe uma resposta