Perito Moreno: A Majestade dos Glaciares

0
290

Experiência de viagem: Parque Nacional Los Glaciares – Patagônia

No Extremo Sul da América fica localizada a região da Patagônia, que abrange parte do Chile e da Argentina. Um dos lugares mais selvagens e belos do planeta reúne uma natureza exótica com magníficas e imponentes geleiras gigantes.

No meu roteiro de viagem incluí apenas as cidades do lado Argentino, como El Calafate e Ushuaia (a cidade mais austral do mundo!).

A 85km de distância do centro de El Calafate, encontra-se o Parque Nacional dos Glaciares, morada do mais famoso dos glaciares, o Perito Moreno, uma parede de gelo de 5 km de frente e 60 m de altura, aproximadamente.

patagonia-27

No dia de conhecê-lo, saímos cedo do hotel, e viajamos por uma estrada tranqüila com acompanhamento de um guia local. Fizemos algumas paradas para fotos no percurso, onde tem alguns mirantes e lagos.

No parque, primeiro fizemos um passeio de barco para olharmos o glaciar de perto. O barco navega bem próximo às geleiras, de onde então percebemos sua grandiosidade.

Esse passeio dura cerca de 1 hora.

patagonia-44

Depois tivemos o resto do dia livre para contemplar as geleiras, caminhando nas trilhas que passam por quase toda sua extensão.

patagonia-19

O parque é muito organizado, com quase 7 km de passarelas e alguns mirantes. Alguns são cobertos para servir de abrigo em dias de chuva.

A vista é deslumbrante do começo ao fim, de tirar o fôlego e nos fazer sentir pequenos diante da majestade e exuberância da montanha de gelo. Perito Moreno é sem duvida fantástico, um gigante de tons branco-azulados.

patagonia-21

O maior espetáculo é ouvir os estrondos dos pequenos blocos de gelo que se desprendem enquanto contemplamos a mescla de cores, que variam entre o branco e diferentes tons de azul. Cores vivas, intensas, como só a natureza é capaz de criar.

patagonia-18

O Glaciar Perito Moreno é declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, tamanha sua importância.

Uma dica importante para quem quer conhecer o Parque é estar atento a diferença de temperatura em comparação ao centro da cidade. Ali a sensação térmica pode ficar abaixo dos 0º graus, por isso é indicado levar jaqueta impermeável e corta-vento, além de cachecol, protetor para rosto, luvas grossas, tênis anti derrapante e óculos de sol.

No Parque tem algumas lojas que comercializam esses produtos, além de lembranças e viagem e bibelôs, mas os preços não são muito acessíveis.

patagonia-25

Elisa Bueno

SERVIÇO:

PARQUE NACIONAL LOS GLACIARES

Avenida Del Libertador 1302, El Calafate – Argentina

 

 

Booking.com

Deixe uma resposta