Design gráfico é tema de exposição em Paris

O design gráfico, frequentemente mal compreendido na França, ganha uma exposição no Museu de Artes Decorativas, de Paris, através de uma seleção de projetos que dá uma amostra da grande versatilidade e diversidade da disciplina.

0
282
Artes gráficas é tema de mostra em Paris. http://graphicdesignfestival.paris/

Cartazes, trabalhos de identidade visual, sinalização e tipografia são alguns dos aspectos abordados pelo Graphic Design Festival, que acontece até o dia 22 de fevereiro. “O objetivo desta primeira edição é mostrar a diversidade desse metiê”, explica René-Jacques Mayer, organizador do evento.

Entre os trabalhos em destaque estão as pesquisas gráficas da dupla de brasileiros Detanico & Lain, instalados em Paris e com visual muito próximo da arte conceitual. Angela Detanico e Rafael Lain mantêm uma colaboração desde 2001, explorando as ligações entre arte, poesia e o grafismo e buscando uma tradução de palavras em formas plásticas, sonoras e visuais. Eles ganharam o prêmio Nam June Paik, em 2004, e se apresentaram no pavilhão brasileiro da Bienal de Viena , em 2007.

Diversidade de letras e formas

Logo ao lado, estão expostos os cartazes do projeto colaborativo da galeria Azad, em Teerã, com a participação de 43 grafistas, que também produziram vídeos, como o “Safari Typo”, que elabora uma ligação entre a tipografia e oito grandes cidades (de Paris a Barcelona ou de Berlim a Montreal).

O organizador reconhece que a cultura gráfica na França não tem o mesmo destaca que na Suíça, Alemanha, Holanda ou Reino Unido. Mas ele destaque que há “novidades em termos de cursos”, com um “desenvolvimento muito importante de escolas de design gráfico” no país.

Booking.com

Deixe uma resposta