Caymmi, Bethânia, Pepeu… 14 canções para cantar Iemanjá

Uma seleção de música que celebra a rainha das águas em 2 de fevereiro e sempre

0
405
Caymmi compôs 'Dois de fevereiro' em homenagem a Iemanjá. REPRODUÇÃO

Iemanjá, “mãe cujos filhos são peixes” em língua africana iorubá, tem vários nomes e apelidos e já foi evocada por todos eles na música brasileira: Janaína, Inaê, Aiocá, Sereia, Rainha do Mar… A música dedicada ao orixá das águas doces e salgadas, celebrada especialmente no dia 2 de fevereiro, está na voz de grandes intérpretes e compositores nacionais, como o carioca Baden Powell e os baianos Maria Bethânia e Dorival Caymmi. Como entoa Bethânia em Yemanjá Rainha do Mar, canção que faz parte do disco Mar de Sophia, todo dedicado ao mar: “Quanto nome tem a Rainha do Mar? Dandalunda, Janaína, Marabô, Princesa de Aiocá…”.

Em meio a batuques, sons de ondas do mar e de conchas na água, a maioria das canções que celebram a divindade evocam seus poderes de fecundidade e união e pedem sua proteção. Assim cantou Caymmi em Dois de fevereiro: “Escrevi um bilhete a ela pedindo pra ela me ajudar/Ela então me respondeu/Que eu tivesse paciência de esperar”.

Outros vão além, como fez Pepeu Gomes na pop Sexy Yemanjá – tema de abertura da novela Mulheres de areia, hit dos anos 90 na TV Globo, que evoca sua figura para falar de uma mulher sensual e de “um amor que incendeia”. Fato é que a Rainha protagoniza ritmos variados, extrapolando os limites da MPB, indo ao soul e até ao reggae e passando pelo pagode, e inspirando não só a Bahia, berço das religiões afro-brasileiras, mas toda a nação. Ponha-se à prova com a seleção abaixo.

Canto de Yemanjá – Baden Powell

Yemanjá Rainha do Mar – Maria Bethânia

Dois de Fevereiro – Dorival Caymmi

Canto para Iemanjá – Tincoãs

Janaína – Otto

Prece de Pescador (Canto a Yemanjá) – Mariene de Castro

Rainha das cabeças – Metá-Metá

Sexy Yemanjá – Pepeu Gomes

Lenda Das Sereias, Rainha Do Mar – Marisa Monte

Cabocla Jurema – Ponto de Janaína – Bethânia e Miúcha

Prece ao Sol – Iemanjá, Desperta! – Martinho da Vila

Janaína – Saravah Soul

Sá Janaína – Fundo de Quintal

Iemanjá – Chimarruts

Ouça a playlist no Spotify:

Booking.com

Deixe uma resposta