Bitcoin, uma nova maneira de entender o dinheiro

Aprenda um pouco mais sobre as criptomoedas neste que é o primeiro de uma série de artigos do portal Mapamundi Web, que tem como objetivo mostrar para os leitores o universo de possibilidades de inovação, empreendedorismo trazido pelas criptomoedas.

0
496

Este primeiro artigo faz parte de uma série de artigos lançados pelo portal, que tem como interesse, mostrar e explicar pras pessoas o que é o Bitcoin, como funciona, onde comprar, trazendo pros leitores uma nova visão sobre as criptomoedas.

O presente artigo teve como base informações colhidas no 3º Bitcoin Summit, ocorrido em Florianópolis, ao qual deixamos um agradecimento especial.

O que é o Bitcoin?

O Bitcoin é uma moeda virtual, totalmente digital, descentralizada. É ideal para transações online, pois é rápida e fácil de usar, além disso funciona muito bem como investimento, pois como seu valor tende a ter um crescimento, quem adquire as moedas pode vendê-las posteriormente por um valor maior, assim lucrando.

Os Bitcoins ficam salvos numa carteira, que podem ser online, mobile, desktop e hardware. As movimentações são registradas na Blockchain, e são protegidas por assinaturas digitais correspondentes a carteira. Esses registros contem todas as transações já enviadas, permitindo assim verificar a validade de cada transação. Além disso, qualquer um pode processar transações, usando o poder de computação de hardware especializado e ganhar uma recompensa em Bitcoins por este serviço. Isso é chamado de mineração.

Como não é controlado pelo Estado essa moeda não pode ser inflacionada, e como possui uma quantidade limite, controlada pela bitcoin whitepaper, que limita um máximo de 21 milhões de unidades, com isso, o aumento do número de usuários compradores faz seu valor aumentar.

Blockchain e Mineração, explicando um pouco do sistema do Bitcoin

Para entendermos como funciona a emissão de novos Bitcoins, primeiro é importante entender como funciona a emissão das moedas fiduciárias, neste tipo de moeda o governo controla a emissão de novas moedas, podendo assim imprimir mais moedas de acordo com seus interesses. Já no Bitcoin novas moedas não são impressas ou criadas e sim descobertos, por computadores competindo ao redor do mundo, no processo de mineração.

Como são muitas transações em Bitcoin a todo o tempo é necessário conseguir organizar todas elas, e é isso que a blockchain faz, através de uma potente computação, ela organiza um número de transações num bloco de 1 MB, e faz isso consequentemente, por isso ela poderia ser descrita como um grande arquivo contendo todas as transações já realizadas por Bitcoin, organizados em pequenos blocos, podendo assim, para quem queira, consultar e saber onde estão todas essas moedas, de acordo com as carteiras que estão.

Quem processa o bloco é o primeiro computador a resolver uma encriptação do sistema, e o computador que o faz recebe uma recompensa em Bitcoin, por faze-lo. Há computadores especializados em mineração, que variam muito de preço, quanto mais caro, geralmente melhor o computador, sendo assim consegue resolver mais rápido essa encriptação e processar mais blocos, gerando assim mais recompensas em Bitcoin para os Mineradores.

Matheus Mendes Bastos

19/04/2018

Referências:

tecmundo
criptomoedasfacil.com
portaldobitcoin.com
quantum.atlasproj.com
bitcoin.org/en/
forexpro.pt
digitaleconomy.com.br
bbc.com
blog.foxbit.com.br
comominerabitcoin.com
techtudo.com.br

Booking.com

Deixe uma resposta