Balneário Camboriú se prepara para receber novo Centro de Eventos

Em coletiva de imprensa realizada durante a Feira BNT Mercosul 2017, o Secretário de Turismo de Santa Catarina apresenta as obras de construção do novo espaço e promete a entrega ainda para este ano

0
186
Projeto novo Centro de Eventos de Balneário Camboriú. Foto: ARK Arquitetos

Balneário Camboriú é um dos destinos turísticos mais visitados de Santa Catarina, por possuir muitas belezas naturais, amplas atividades de lazer, imponentes construções e uma estrutura turística e hoteleira bem organizada para acolher seus visitantes.

A sua posição é também estratégica na região, pois fica localizado  a caminho de 03 aeroportos catarinenses, como de Navegantes (30 km), Florianópolis e Joinville (90 km), além de hospedar os turistas que viajam para a região para conhecer o parque Beto Carrero World.

Esses são alguns pontos que fazem o Secretário de Turismo, Esporte e Cultura de SC, Leonel Pavan, acreditar que fará o Centro de Eventos  atender também outras cidades do entorno. Além disso, pode ocupar espaços turísticos ociosos nos meses de baixa temporada.

A obra terá uma área construída de 33.534 m2, com capacidade para 67 mil pessoas, além de suportar exposição de máquinas de grande porte. O projeto contempla dois pavilhões de exposições, salas de convenções, espaço para lojas, praça de alimentação e área de serviços, além de estacionamento com 875 vagas. A estrutura contará com telhado móvel que otimizará a entrada de luz solar, além de captadores de água de chuva que será distribuída para o Jardim e para o Zoológico localizado na parte de trás do complexo.

Projeto Centro de Eventos Balneário Camboriú. Foto: ARK7 arquitetos

O investimento estimado da obra é de R$89 milhões, além dos aditivos que serão empregados para suprir alterações do projeto. O secretário garante que o pagamento está sendo feito por etapas, com aval da Caixa Econômica Federal, após vistoria e inspeção. O valor é custeado entre Governo Federal (aprox. 56%), Prefeitura (aprox. 21%) e Governo do Estado (aprox. 16%).

Até o momento já foram construídos 60% do total, e houve necessidade de pagamento de aditivos, após alterações não previstas no projeto original.

Prefeito Fabrício Oliveira e Secretário Leonel Pavan. Foto: Farley Wozniak mapamundiweb

Apesar da grande relevância que o novo Centro terá para a região, durante entrevista coletiva feita com o Prefeito Fabrício Oliveira e o Secretário Pavan foram levantados alguns problemas importantes do projeto .  Dentre eles:

  • A falta de um estudo prévio de viabilidade econômica, uma preocupação que não foi pensada antes do início das obras. De acordo com o Secretário, a Gestão anterior, que deu início ao projeto, não realizou esse estudo, o que passou a ser feito após início do trabalho da nova Gestão.
  • Estudo de Impacto Ambiental e Trânsito: embora haja um estudo prévio, ainda é um problema que está sendo resolvido, pois haverá necessidade de construção de 02 pontes para melhorar a mobilidade, visto que o Centro de Eventos será localizado nas margens da BR 101. O prefeito diz que só há garantia de construção de 01 ponte até o momento. O estudo de trânsito deverá ser atualizado para se adequar à nova realidade e evitar futuros congestionamentos na região.

Esses estudos são de extrema relevância para o sucesso do Projeto, uma vez que vão impactar diretamente na economia do Estado, e deveriam ser demanda primária em projetos desse porte. Até mesmo para abrir concessão para iniciativa privada, será necessário um estudo muito bem elaborado que comprove sua viabilidade.

A entrega da obra está prevista para o mês de Novembro deste ano.

Essa coletiva de imprensa foi parte da programação da 23º BNT Mercosul, uma das maiores Feiras de Turismo & Negócios do Brasil, que acontece em Balneário Camboriú, Itajaí e no Parque Beto Carrero World.

 

 

 

Booking.com

Deixe uma resposta