A câmera do Google que reconhece momentos fofos

A câmera do Google que reconhece momentos fofos

0
83
Você está em casa curtindo um momento com a sua família e uma gracinha do filho caçula provoca risos de todos na sala. O seu impulso inicial pode ser puxar o celular para tentar registrar o momento, mas já é tarde demais. A Google promete uma solução para isso e acaba de lançar a Clips, uma câmera equipada com inteligência artificial para identificar e capturar momentos fofos da sua vida.

A câmera é discreta, não possui display e conta com um único botão na parte frontal para caso o usuário opte pela opção manual – uma mera formalidade. O que o Google quer é tirar o fardo de registrar momentos das suas mãos para que você (segundo a equipe de marketing da empresa) possa “viver o momento”. Basta posicionar a Clips em um bom local, como a sala da sua casa, e deixá-la trabalhar.

Com o tempo, através do machine learning, o gagdet aprende a identificar os rostos dos seus familiares e animais de estimação, observando momentos felizes em família e registrando fotografias de forma autônoma. Você está sorrindo com o filho enquanto assistem um desenho animado? Click. Seu cachorro pula em você assim que chega de um dia cansativo de trabalho? Click.

Além das fotos, ele também é capaz de gravar pequenos vídeos de 7 segundos que podem ser compartilhados nas redes sociais como GIFs animados. Não tem microfone, pelo menos por enquanto.

É claro que as suas funções levantam preocupações em relação ao principal debate da tecnologia moderna – privacidade. Por isso, Clips vem com uma série de diretrizes que (tentam) te deixar mais tranquilo. Todo conteúdo capturado pela câmera fica armazenada off-line. Para compartilhar, o usuário precisa passar as fotos e vídeos para o seu smartphone antes. Quando está filmando, acende uma luz de LED como aviso. Em um mundo onde as pessoas tampam seus webcams com fita crepe, o Google pede que você confie nele.

O preço sugerido do produto não assusta, U$ 249. Se você não tem família ou pet em casa, pode ter a impressão de que a Clips não é para você. E não é mesmo. Mas, dependendo da performance deste produto no mercado, em pouco tempo viveremos em um mundo onde esse tipo de tecnologia será recorrente. Tirar selfie, mesmo na mesa do bar, deixará de ser um evento para se tornar uma constante.

Booking.com

Deixe uma resposta