62ª Edição da Feira do Livro de POA encerra com Tributo à Édith Piaf e muito mais atrações

0
290

Hoje, dia 15 de Novembro, encerrou a 62º edição da Feira do Livro de Porto Alegre. A programação do dia contou com uma homenagem à cantora Édith Piaf, que completou o seu centenário em 2015. Além desse, outros eventos marcaram o dia de encerramento. Confira:

14h

Cuba, hoje

Auditório Barbosa Lessa – Centro Cultural CEEE Érico Veríssimo (CCCEV) – Rua dos Andradas, 1223

A atual realidade da Ilha de Cuba, único país socialista das Américas.

Com Vladimir Cunha Santos

Libras

15h

Fazer acontecer na cultura

Sala Noé de Mello Freitas – Centro Cultural CEEE Érico Veríssimo (CCCEV) – Rua dos Andradas, 1223

Novas experiências de financiamento da produção editorial

Com Amaro Abreu e Vitor Ortiz

16h

Da Martinica: a escrita de Patrick Chamoiseau

Auditório Barbosa Lessa – Centro Cultural CEEE Érico Veríssimo (CCCEV) – Rua dos Andradas, 1223

Chamoiseau (Fort-de-FranceMartinica) é autor de romances, contos e ensaios, além de já ter escrito para teatro e cinema. Recebeu o Prêmio Goncourt em 1992.

Em entrevista com a líder de uma ocupação para coletar depoimentos para sua tese de pós-graduação, voltada para a preservação da memória oral e para aspectos da linguagem crioula, surgiu muito mais do que uma tese, um livro com as histórias que essa mulher incrivelmente sedutora tem para contar e um dos  romances mais importantes da literatura em língua francesa da década de 1990.

Chamoiseau nos apresenta sua obra em bate-papo com Vanessa Schmitt.

17h

Tributo à Édith Piaf

Tenda de Pasárgada – Praça da Alfândega, diante do Memorial do RS  

A cantora Tássia Minuzzo e o acordeonista Matheus Kleber fazem uma homenagem à

Édith Piaf, que completou o seu centenário em 2015. O repertório remete à cultura

francesa da época e à vivência da cantora nas ruas até o seu auge.

Com Tássia Minuzzo e Matheus Kleber.

17h30

Ação em Defesa do Ambiente Natural

Auditório Barbosa Lessa do Centro Cultural CEEE Érico Veríssimo (CCCEV) – Rua dos Andradas, 1223

Uma discussão sobre o Relatório Verde – discussão pública sobre os conteúdos do Relatório Verde e ameaças legislação ambiental gaúcha, em tramitação na Assembleia Legislativa de Estado

Participantes: Alfredo Gui Ferreira e Leonardo Melgarejo (Agapan)

Mediação: Roberto Rebés Abreu

18h30

O Homem Banda

Tenda de Pasárgada – Praça da Alfândega, diante do Memorial do RS  

Quando ao longe surge um harmonioso acordeon acompanhado de chocalhos, pratos, bumbos e apitos e imagina-se que aí vem a banda… E vem mesmo, mas não uma banda comum e sim uma banda inteira orquestrada apenas por um homem só!

19h30

Circo na Feira

Praça da Alfândega

O circo chegou! Artistas circenses da cidade interagem com o público da feira de maneira espontânea e divertida, utilizando técnicas circenses variadas.

20h30

Afoxé do Ponto de Cultura Ilê Axé Cultural – ASSOBECATY

Praça de Autógrafos – Praça da Alfândega

Núcleo de Percussão do Quilombo do Sopapo Iyalodê Idunn com a coordenação de Mestre Du Nascimento

Sobre a Feira do Livro:

A Feira do Livro de Porto Alegre foi inaugurada em 1955 por incentivo do jornalista Say Marques, diretor-secretário do Diário de Notícias, junto aos livreiros e editores da cidade. O evento, o maior do gênero a céu aberto da América Latina, é considerado referência no paí­s por seu caráter democrático e pela consistência do trabalho que desenvolve na área da promoção da literatura e da formação de leitores. Realizada desde sua primeira edição na Praça da Alfândega, Centro Histórico da capital gaúcha, a Feira é dividida em Área Geral, Área Internacional e Área Infantil e Juvenil. Centenas de escritores, ilustradores, contadores de histórias participam do evento, que conta com sessões de autógrafos, mesas-redondas, oficinas, palestras e programações artí­sticas, entre outras atividades. Alguns desses eventos são realizados no Memorial do Rio Grande do Sul, Santander Cultural, Centro Cultural CEEE Erico Verissimo, Armazém Literário da Corag, Auditório da Inspetoria da Receita Federal, Teatro São Pedro e Auditório Dante Barone da Assembleia Legislativa.

Em 2006, a Feira do Livro de Porto Alegre recebeu a medalha da Ordem do Mérito Cultural, concedida pela Presidência da República, que a reconheceu como um dos mais importantes eventos culturais do Brasil. Um ano antes, havia sido declarada bem do Patrimônio Cultural Imaterial do Estado e, em 2010, foi o primeiro bem registrado, pela Prefeitura de Porto Alegre, como integrante do Patrimônio Histórico e Cultural Imaterial da cidade. A 62ª edição ocorre de 28 de outubro a 15 de novembro de 2016 e conta com ampla programação cultural de entrada gratuita, além de uma vasta oferta de livros nacionais e estrangeiros comercializados a preços reduzidos.

Booking.com

Deixe uma resposta