A famosa Erva-Mate, tradicional no preparo do chimarrão e do Tereré, agora é a nova febre das dietas para emagrecimento em formato de chá. E não são poucos os motivos para esse sucesso. Abaixo listamos 10 benefícios que vão te inspirar a inserir essa poderosa planta nas suas receitas diárias. Veja a melhor forma de preparo para extrair o máximo de suas propriedades e potencializar seus efeitos.

CONHEÇA OS 10 BENEFÍCIOS DO CHÁ-MATE

1 – DIMINUI O COLESTEROL

Uma pesquisa realizada na UFSC, a Universidade Federal de Santa Catarina, constatou que tomar chá mate diariamente reduz em média 13% do colesterol ruim, o LDL, e aumenta o colesterol bom, o HDL.

Isso se deve à ação de substâncias presentes no Chá Mate, como alcalóides e glicídios, que ao agir com os ácidos biliares reduzem a absorção do colesterol.

2 – PROTEGE O CORAÇÃO

O Chá Mate ajuda a prevenir doenças cardíacas pois é rico em antioxidantes. Substâncias chamadas polifenois são responsáveis por essa prevenção. Além disso, a redução do colesterol ajuda a proteger o coração.

3 – ANTI ENVELHECIMENTO

ácido clorogênico presente na Erva Mate é um antioxidante que ajuda a retardar o envelhecimento, contribuindo para um equilíbrio metabólico. Uma pesquisa realizada no Instituto Nacional de Yerba Mate, na Argentina, mostrou que a infusão da Erva Mate é uma fonte importante desses antioxidantes que protegem células contra radicais livres, que são a causa de envelhecimento e doenças.

4 – MELHORA A DIGESTÃO

O Chá Mate facilita a digestão dos alimentos pois ajuda a liberar os sucos digestivos, como a bile. Por ser diurético, facilita também na eliminação de toxinas do organismo e no processo de emagrecimento.

5 – ESTIMULANTE CEREBRAL

O Chá Mate é uma fonte de xantinas, substâncias semelhantes à cafeína que estimulam o funcionamento cerebral.  Como o cérebro envelhece por oxidação dos neurônios, os polifenois antioxidantes ajudam a retardar esse envelhecimento. Para quem sofre de insônia é recomendável consumir com moderação.

6 – AJUDA A EMAGRECER

A Erva Mate tem ação lipolítica, que facilita a queima de gordura em excesso. Além disso, o efeito termogênico acelera o metabolismo e aumenta o gasto calórico em repouso.

Aliada a uma dieta balanceada, aumentam as chances de emagrecer.

7 – PROTEGE O FÍGADO

O Chá Mate pode ser um auxiliar no combate à doença que acumula gordura no fígado, conhecida como esteatose hepática. A Erva ajuda na oxidação dessa gordura.

8 – DIMINUI O APETITE

O Chá Mate é um inibidor de apetite natural, de acordo com pesquisas realizadas pela University of Surrey, em Guildorf, Inglaterra. Isso ocorre devido à lentidão do esvaziamento gástrico que promove.

9 – TEM AÇÃO DIURÉTICA

Ajuda a eliminar toxinas pela diurese, reduzindo inchaços.

10 – AJUDA A CONTROLAR O DIABETES

O consumo frequente pode ajudar a reduzir o nível de glicose no sangue.

COMO PREPARAR O CHÁ MATE

O Chá Mate pode ser preparado com as folhas da Erva Mate ou com a Erva que compramos embalada, a mesma preparada no Chimarrão.

Existe também a versão em saquinhos, mas geralmente são misturadas com outras ervas e podem ser mais diluídas, necessitando de uma quantidade maior para surtir o mesmo efeito.

Para o preparo, leve ao fogo 01 litro de água. Desligue o fogo antes de ferver, para evitar a perda de oxigênio que ocorre durante a fervura.

Quando surgirem as primeiras bolhas de fervura, coloque duas colheres de sopa de Erva Mate e desligue o fogo. Tampe o recipiente e deixe em infusão por 10 minutos.

Beba 01 litro de chá por dia, dividido em porções até 20 minutos antes ou depois das refeições.

Importante: Para obter o efeito desejado para saúde e beleza, não adicione açúcar e consulte informações sobre a procedência da Erva. O consumo deve ser frequente.

Veja também os 07 Incríveis Benefícios do Chimarrão para Saúde e Beleza

O Chá Mate não substitui medicamentos e funciona bem quando associado a uma alimentação equilibrada.

Embora possua poucas contra-indicações, em caso de dúvidas é importante consultar um médico.

A IMPORTÂNCIA DA GARANTIA DE PROCEDÊNCIA DA ERVA

Antes de escolher o melhor Mate para preparar o Chá, é importante conhecer a procedência da Erva Mate. Algumas empresas utilizam açúcar na produção para suavizar o sabor amargo, neste caso prejudicando os efeitos de emagrecimento ou redução das taxas de glicose.

Outras utilizam agrotóxicos no plantio, comprometendo a qualidade das folhas.

A Ervateira Gaúcha De Valérios garante a produção de qualidade, e oferece diversos tipos de planta, desde Erva 100% Orgânica livre de qualquer agrotóxico, até Erva Nativa, sem nenhum tipo de mistura. Todas as Ervas são produzidas sem adição de açúcar, garantindo a qualidade natural e possibilitando extração dos benefícios genuínos da planta.

Conheça o produto do Sul capaz de reduzir Colesterol, Diabetes e ainda Emagrecer

SABORIZANDO O MATE

Embora o sabor amargo seja apreciado por muitas pessoas, pode desagradar outras. Nesse caso, para dar um toque especial ao Chá, é possível adicionar um pedaço de fruta cítrica que suaviza e dá um toque marcante a bebida.

Algumas gotas de limão, laranja ou um pedaço de abacaxi pode enriquecer o preparo. No consumo gelado as frutas dão um toque especial.

No processo de fervura podem ser adicionadas especiarias, como canela, cravo, gengibre. Ervas como hortelã, camomila, capim cidreira conferem um sabor especial.

 

Booking.com

Deixe uma resposta